Como as soluções em automação da HI Tecnologia ajudaram a Geromaq a garantir rastreabilidade aos seus clientes

"A Geromaq é uma empresa especializada em desenvolver soluções na Área de Pesagem Industrial, sendo referência em eficácia no segmento em todo território nacional.

Geromaq: soluções em automação na pesagem industrial

Dispõe de tecnologia em alta performance, precisão e garantia de resultados em todos os projetos, pois os equipamentos Geromaq se adequam em soluções específicas para cada situação e necessidade."

Peter Gessert, diretor comercial da Geromaq

Segundo Peter Gessert, diretor comercial da Geromaq, "A parceria com a HI Tecnologia permitiu o desenvolvimento de soluções completas e otimizadas, visando atender a necessidade de cada cliente individualmente. Através de profissionais altamente qualificados, a HI Tecnologia disponibiliza uma estrutura técnica aprimorada para o desenvolvimento de projetos complexos, modulares na área de Automação em Pesagem Industrial. A parceria visa construir modelos de integração entre sistemas ERP, disponibilizando recursos sofisticados com o objetivo de gerar resultados confiáveis. O Sistema de Gerenciamento em Pesagem Industrial se tornou, de certa forma, um grande diferencial da empresa Geromaq dando fluidez, rastreabilidade aos processos, eliminando o desperdício de tempo, mão de obra e material"

Em parceria com a HI Tecnologia, a Geromaq desenvolve e fornece soluções robustas em automação de pesagem industrial para diferentes segmentos da Indústria.

A solução desenvolvida em conjunto com a HI Tecnologia é composta por um Sistema de Programação de Receitas de Pesagem e um Sistema de Produção e Rastreamento.

Através do Sistema de Programação de Receitas, pode-se criar as receitas de pesagem e as ordens de produção que deverão ser executadas.

O Sistema de Produção e Rastreamento é composto por diferentes módulos, adequados para cada etapa dos processos de pesagem (Aceleradores, Grandes Pesagens, Óleo, Misturadores, Banburys, etc...) e por um Sistema de Execução e Supervisão de Pesagens. Cada módulo é composto por um CLP da HI Tecnologia, com placas de Processador, Co-Processador, interface Ethernet e interfaces Seriais.

Os CLPs da HI Tecnologia exercem papel fundamental na solução, realizando interface com sistemas de sensores RFID, comandando balanças industriais e impressoras de códigos de barra, além da possibilidade de operar em conjunto com IHMs, conferindo maior flexibilidade na operação do sistema.

O Sistema de Execução e Supervisão de Pesagens, desenvolvido com o HIscada Pro, permite o acompanhamento da produção em cada área, fornecendo a visualização dos alarmes e do status do sistema, além da geração de relatórios de produção que possibilitam o rastreamento por lote dos insumos utilizados nas receitas.

E por que as soluções da HI auxiliaram a Geromaq a garantir a rastreabilidade dos sistemas de pesagem? Veja as principais características das soluções da HI neste cenário e entenda o porquê:

1) Fácil Integração com leitores de código de barras, leitores de RFID e impressoras de etiquetas:

Integração entre CLP e equipamentos de outros fabricantes

A Geromaq utiliza, em cada uma das estações de pesagem, um CLP da família P7C e uma IHM da família GTI110.

No cenário mais completo(estação de química leve), um único P7C realiza interface com:

  • 3 leitores de RFID via porta serial utilizando protocolo ASCII;
  • 1 balança do fabricante Alfa Instrumentos utilizando protocolo Modbus/RTU;
  • 1 impressora do fabricante Zebra utilizando protocolo ZPL;
  • 1 leitor de código de barras sem fio do fabricante Motorola.

A integração de um único CLP com vários tipos de equipamentos se deve a versatilidade de programação do CLP da HI e à algumas placas especiais que podem ser utilizadas no P7C, como por exemplo: a placa SCM62 (Canal de expansão serial COM3) e a PPU305 (Coprocessador).

E a relação com a rastreabilidade?

Os leitores de código de barras e RFID são utilizados para identificar operadores, ingredientes, posições e equipamentos de pesagem. A impressora Zebra, é utilizada para imprimir, entre outras informações, uma etiqueta contendo código de barras que facilita a identificação de cada mistura de ingrediente (matéria prima) pesadas na execução da ordem de produção.

2) Registro histórico da produção em banco de dados:

Integração entre sistema supervisório HIscada Pro e bancos de dados relacionais

Todas as ações executadas nas estações de pesagens são armazenadas em bancos de dados relacionais (que podem ser acessados por outros sistemas) através do sistema supervisório HIscada Pro.

Que operador realizou a pesagem (código RFID), que quantidade de ingrediente foi pesada e qual era a quantidade desejada, que horário foi realizada a pesagem, qual era o lote associado ao ingrediente, qual era a ordem de produção associada a pesagem e qual era a temperatura do processo durante a mistura dos ingredientes no banbury.

Estas são todas as informações armazenadas no banco de dados através da aplicação desenvolvida no sistema supervisório HIscada Pro utilizando dados obtidos dos equipamentos (leitores de RFID, leitores de código de barras, etc) e informações configuradas no Sistema de Programação de Receitas de Pesagem.

Estas informações serão recuperadas posteriormente para responder questões (pertinentes quando o assunto é rastreabilidade) como:

  • Que quantidade do ingrediente foi pesada e quem realizou a pesagem da Ordem de Produção "00201" que apresentou variação durante no teste de qualidade?
  • Qual é o lote do ingrediente utilizado na Ordem de Produção "00345"?
  • Qual era a temperatura do banbury no momento da mistura da ordem de produção "ABC3331"?

O HIscada Pro possui recursos para realizar integração com diferentes bancos de dados: Oracle, MySQL, PostgreSQL, SQServer entre outros através do padrão ODBC. Informações adicionais sobre como integrar o sistema supervisório HIscada Pro e bancos de dados podem ser encontradas em nosso manual online, neste link.

3) Facilidade de integração entre chão de fábrica e ERP´s:

Integração entre sistema supervisório HIscada Pro e ERP´s

É comum que as informações de ordem de produção, receitas (formulações), cadastro de ingredientes, entre outras já estejam presentes dentro do ERP da empresa. No Brasil, existem inúmeros desenvolvedores, fornecedores e representantes ERP´s, como, por exemplo, TOTVS, SAP, TI9, Datasul e Microsoft Dynamics.

Inúmeros clientes da Geromaq utilizam ERP´s e exigem uma integração de parte ou todas as informações. Para facilitar esta integração, o sistema supervisório HIscada Pro possui recursos que permitem, entre outras funções, a integração com bancos de dados (Oracle, MySQL, PostgreSQL, SQServer entre outros através do padrão ODBC) e a leitura/escrita em arquivos.

A integração através do bancos de dados e arquivos são dois dos principais mecanismos utilizados na integração com os principais ERP´s.

Grande parte das informações presentes nos ERP´s são utilizadas para garantir a rastreabilidade e esta integração passa a ser essencial neste processo.

4) Relatórios de produção e rastreabilidade:

Relatórios apresentados através da aplicação do sistema supervisório HIscada Pro

Os relatórios disponibilizados através o sistema supervisório HIscada Pro são utilizados para demonstrar a rastreabilidade.

Acessados através de uma tela cujo acesso é permitido a alguns tipos de usuários, permitem a exportação para pdf e a visualização de gráficos e tabelas. As pesagens dos ingredientes pesados nas diferentes estações de pesagens são agrupados e totalizadas para cada execução da receita.

Os relatórios são filtrados por ordem de produção, repetição, área de processo (estação de pesagem) e data/hora inicial e final.

Os relatórios são customizados para cada cliente da Geromaq através dos recursos presentes no HIscada Pro. Informações adicionais sobre a criação e edição de relatórios podem ser encontradas em nosso manual online, neste link.

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