Downloads

(0 comentário)

A pandemia de Covid-19 impactou as organizações em diversos aspectos. Ainda que, no momento, não seja possível dimensionar como as mudanças implantadas irão afetar as empresas a médio e a longo prazo, já ficou claro a necessidade de realizar uma transformação digital nas indústrias.

O isolamento social imposto para combater o Covid-19 obrigou as empresas a se adequarem de forma acelerada a uma nova realidade, muito mais dependente da tecnologia. Os ambientes de trabalho tornaram-se virtuais em questão de semanas, o que acelerou e muito o processo de transformação digital. Ou seja, a partir de agora é fundamental que as indústrias comecem a investir cada vez mais nas novas tecnologias disponíveis no mercado para se manterem competitivas.

Transformação digital na indústria após a quarta revolução

A quarta revolução industrial proporcionou maiores níveis de conectividade entre máquinas e equipamentos, além da possibilidade de tomada descentralizada de decisão baseada em dados. A difusão deste tipo de tecnologia, tem colaborado para a redução dos custos de implementação de sensoriamento e monitoramento das máquinas e sistemas produtivos através do uso da internet.

Hoje, diversas soluções possibilitam a conexão de máquinas e equipamentos por meio da adição de hardware de baixo custo e a utilização de  computação em nuvem para ajudar no dia-a-dia de produção.

O monitoramento de uma fábrica em tempo real permite colher informações sobre cada máquina e equipamento através da internet, tornando o processo mais rápido e assertivo. Isso evita o desperdício de tempo e de matéria-prima, reduzindo custos e gerando aumento na produtividade.

As máquinas conectadas podem ainda ajudar no processo de servitização. Em breve, a ideia de “everything as a service", chegará ao chão de fábrica, possibilitando o maior investimento em ferramentas de gestão de produção, como máquinas e robôs.

Tendências de transformação digital nas indústrias

Cloud computing

O cloud computing se trata do processamento, do armazenamento, do compartilhamento e da gestão de dados na nuvem. Com o uso da nuvem, os arquivos não ficam armazenados na sua própria máquina, e sim na do provedor de soluções contratado por você. Todo o acesso aos materiais é realizado através da internet. Entre as vantagens de investir no cloud computing estão maior velocidade, mais segurança e eliminação de gastos com hardware especializado. Além de permitir que o usuário acesse os dados de qualquer lugar, bastando ter acesso a internet.

Saiba mais sobre o Portal de Telemetria, um dos nossos softwares que permite o armazenamento de dados na nuvem

Machine Learning

O Machine Learning está ligado às máquinas que possuem capacidade de aprendizagem própria. É responsável por criar um conjunto de regras e procedimentos que possibilita que os computadores tomem decisões baseados em grandes quantidades de dados. Os softwares de machine learning são projetados para assimilar os dados e evoluir a partir de todas as informações coletadas, sendo assim, estão em evolução constante.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial, também chamada de IA (ou AI em inglês), é um conjunto de tecnologias que permitem que as máquinas aprendam, compreendam e atuem por conta própria. A IA é capaz de reconhecer padrões e tomar decisões a partir das informações coletadas, aumentando a eficiência e produtividade. Atualmente, está sendo usada nas indústrias para aprender e assimilar comportamentos humanos, o que ajuda a aumentar a satisfação dos clientes e a reduzir custos de produção.

IoT (Internet of Things)

A IoT simplificou os processos de produção, trazendo  diversas contribuições, como a oferta de feedbacks em tempo real, alertando sobre possíveis defeitos que podem ser evitados, reduzindo desperdícios financeiros e a perda de tempo.  Além disso, a internet das coisas é responsável pela aquisição de maquinário inteligente e introdução da nova abordagem híbrida de conteúdo virtual. O serviço de pós-venda também está sendo transformado pela IoT e a indústria  4.0, pois agora  permite a oferta de suporte imediato e eficaz.

Robôs 

Os robôs estão cada vez mais precisos, conseguindo performar com a mesma habilidade de um ser humano em diversas atividades. Atualmente, são ‘’utilizados para oferecer ambientes de trabalho mais seguros aos colaboradores, por exemplo. Em situações de risco, são colocados no lugar do ser humano, garantindo maior proteção contra qualquer perigo. Além disso, contar com o suporte de robôs na linha de produção, colabora para a otimização do fluxo de serviços, gerando maior eficiência para toda a fábrica.

A transformação digital nas indústrias aumenta a produtividade, reduz custos e melhora a eficiência. O cenário atual de pandemia criou a necessidade imediata de transformar os processos produtivos, a adaptação ao mundo digital é fundamental para a sobrevivência das empresas. Hoje, existem no mercado, diversas soluções de hardware e software acessíveis para pequenas indústrias, por isso, investir na modernização da sua fábrica é essencial para que o seu negócio continue prosperando.

Quer saber mais sobre a Indústria 4.0? Leia os nossos outros artigos sobre o assunto.

Indústria 4.0: conheça algumas soluções

Indústria 4.0 - Acesso remoto (Parte I): comunicação com CLP utilizando celular

Compartilhe no Linkedin

Categorias

Tags

Arquivo

2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011