Downloads

Conheça 4 vantagens de utilizar um sistema SCADA

 

Recentemente, explicamos aqui no blog o que é um sistema SCADA. Hoje iremos falar sobre 4 vantagens de implantá-lo na sua fábrica. Quer saber como alcançar os melhores resultados utilizando o sistema SCADA? É só ler o post até o final!

Quais são as vantagens de utilizar um sistema SCADA?

Disparo de alarmes

O sistema SCADA realiza um acompanhamento em tempo real de todas as etapas do processo industrial e pode ser configurado para disparar alertas sonoros todas às vezes em que o processo produtivo apresenta uma variável que diverge dos limites pré-estabelecidos. Dessa forma, as falhas são sempre sinalizadas, permitindo que erros sejam corrigidos de forma rápida sem causar atrasos ou problemas no processo, melhorando o nível de produtividade.

Leia também: HIscada Pro: Como realizar a integração entre o chão de fábrica e seu sistema ERP utilizando sistemas supervisórios

Monitoramento remoto

O uso do sistema SCADA torna desnecessária a presença do operador no local da produção, pois é capaz de registrar tudo o que ocorre durante o processo. Sendo assim, é possível a realização do monitoramento remoto a partir da sala de controle.

Análise de tendências

Outra vantagem oferecida pelo sistema SCADA é a possibilidade de analisar os processos para entender as tendências. Como o sistema armazena informações de processos anteriores em um banco de dados, fica mais simples tomar decisões assertivas capazes de otimizar os resultados da fábrica e tornar o negócio mais lucrativo.

Geração de relatórios gráficos

Além de todas as vantagens que já foram apresentadas, o sistema SCADA ainda pode gerar relatórios gráficos muito úteis para entender como otimizar a linha de produção. O relatório de alarmes, por exemplo, permite escolher um período de tempo para reunir uma lista de todos os alarmes disparados dentro desse intervalo. Já o relatório de acesso, consegue determinar quais foram os últimos usuários que acessaram o sistema e quais alterações realizaram.

Ficou claro que o uso do sistema SCADA pode trazer diversos benefícios para a sua fábrica, melhorando os processos, aumentando a produtividade e possibilitando que a  tomada de decisões seja mais assertiva e estratégica.

 Se você gostou do conteúdo e quiser ler mais artigos como esse, assine o nosso blog para receber mensalmente todos os nossos posts diretamente no seu e-mail.

Conheça o HIscada Pro, o sistema supervisório da HI Tecnologia e teste Gratuitamente

Compartilhe no Linkedin

Categorias

Tags

Arquivo

2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011