Downloads

(0 comentário)

A tecnologia do cloud computing está cada vez mais presente na rotina das empresas que buscam ser mais modernas, produtivas e ágeis. Porém a inovação, ainda é rodeada de mitos que muitas vezes bloqueiam a adoção da tecnologia em diversas empresas. Por isso decidimos esclarecer alguns fatos e mitos sobre cloud computing, continue lendo o post para tirar as suas principais dúvidas sobre o assunto. 

O que é cloud computing?

O cloud computing envolve o processamento, armazenamento, compartilhamento e gestão de dados na nuvem. Os dados que antes ficavam armazenados em servidores locais e exigiam que empresas possuíssem grandes infraestruturas e realizassem manutenções periódicas, agora podem ser armazenadas nos servidores do provedor de nuvem contratado pela empresa. 

Leia também: A aceleração da transformação digital na indústria devido ao Covid-19

Principais vantagens

Entre as principais vantagens do cloud computing estão maior velocidade, mais segurança e a eliminação de gastos com hardware especializado. Além disso, o serviço permite que o usuário acesse os dados de qualquer lugar, bastando ter acesso a internet. 

Principais fatos e mitos sobre cloud computing

É menos seguro

É mito! Na verdade, os riscos são os mesmos oferecidos pelas soluções tradicionais. Os provedores de serviços de cloud computing contam com especialistas focados em gerenciar e monitorar a segurança dos dados. Minimizando através de rotinas de manutenção as chances de ocorrência de ataques aos dados e evitando paradas repentinas da plataforma. Portanto, armazenar os dados na nuvem é uma decisão muito inteligente e segura.

Os custos são mais altos

Mito! Mesmo que a ideia de que o investimento em cloud computing precisa ser alto já seja bem difundida, essa informação não é verdadeira. No serviço de cloud computing você paga apenas pelo serviço e manutenções esporádicas para manter a segurança na rede. Sem contar que ao optar por armazenar os dados na nuvem, a empresa não precisa mais manter a infraestrutura de servidores e computadores responsáveis por armazenar os dados localmente, o que gera redução de custos. 

É verdade que lá no início, quando o serviço surgiu, o investimento em cloud computing realmente precisava ser mais alto, além de ser destinado somente para grandes corporações. Porém a popularização da solução exigiu a adoção de novas estratégias para se adaptar às necessidades do mercado. Por isso, hoje você pode contratar apenas os serviços e ferramentas que realmente precisa através de um modelo de assinatura. 

Saiba mais sobre o Portal de Telemetria, um dos nossos softwares que permite o armazenamento de dados na nuvem

Facilita o uso de Inteligência Artificial

Verdade! Hoje os provedores de nuvem já oferecem ferramentas que permitem o uso de Inteligência Artificial. As APIs facilitam a conexão com outras soluções, tornando o processo mais prático e rápido. Dessa forma, o cloud computing consegue aumentar o impacto da Inteligência Artificial, permitindo o desenvolvimento de diversas aplicações.

Serve apenas para grandes corporações

Isso é mito! Atualmente, a computação em nuvem é uma opção para empresas de todos os tamanhos. Até mesmo startups podem utilizar a nuvem para armazenar dados e rodar  aplicações. O tamanho da sua empresa não deve ser impedimento para a contratação de um serviço de cloud computing, pois você pode contratar o serviço que atende especificamente a sua necessidade.

Leia também: Entenda o que é SaaS

É evidente que o cloud computing oferece diversos benefícios para as empresas. Se você quer reduzir custos, garantir a segurança dos seus dados e otimizar os seus recursos, apostar no cloud computing pode ser a solução.

E aí, o que achou do conteúdo? Se quiser receber mensalmente mais artigos como esse direto no seu e-mail, é só assinar o nosso blog.

Assine o blog

Compartilhe no Linkedin

Categorias

Tags

Arquivo

2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011