Downloads

(0 comentário)

Durante evento da ISA que ocorreu na faculdade Unisal em Campinas, entre os dias 18 e 19 de setembro de 2017, nosso Diretor de Engenharia de Aplicação, Isaías, ministrou um curso sobre Comunicação e Conectividade.

O objetivo do curso foi demonstrar e orientar os participantes sobre como realizar a comunicação e a interligação entre um controlador (CLP) e um inversor de frequência.

O controlador utilizado para o curso foi eZAP91X, disponível nos kits de treinamento eZTK91X da HI Tecnologia e que já são utilizados nos laboratórios da Unisal. O inversor de frequência utilizado para o curso foi o CFW500 da WEG, também disponíveis no laboratório da Unisal. Além disso, para demonstrar parte dos recursos de comunicação foram desenvolvidas aplicações de supervisão para a IHM do eZAP91X e no sistema supervisório HIscada Pro.

O curso foi dividido em 4 partes:

Na primeira parte do curso foi realizada uma apresentação dos equipamentos aos participantes.

Na segunda parte do curso foram desenvolvidos e demonstrados aos participantes 5 métodos para acionamento de inversores de frequência, utilizando um CLP. Dentre os 5 métodos demonstrados, 4 métodos utilizaram as entradas e saídas digitais e analógicas do CLP e do inversor de frequência. Para o quinto método demonstrado, foi utilizada a conexão serial RS485 utilizando o protocolo modbus/RTU para a troca de informações entre o CLP e o Inversor de Frequência.


Na terceira parte do curso foi desenvolvido e demonstrado um exemplo de aplicação para visualizar informações do Inversor de Frequência na IHM do CLP.

Na quarta parte do curso foi demonstrado aos participantes um exemplo de aplicação para visualizar informações do Inversor de Frequência no ambiente de supervisão HIscada Pro.



Deseja treinar sua equipe em assuntos relacionados à automação industrial? Entre em contato e solicite um orçamento.

Solicite um orçamento

Compartilhe no Linkedin

Categorias

Tags

Arquivo

2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011