Downloads

(0 comentário)

A transformação digital promovida pelo surgimento da Indústria 4.0 tornou as fábricas mais inteligentes, ágeis e produtivas. A Internet das Coisas (IoT) é uma das principais tecnologias responsáveis pela otimização dos processos no setor industrial nos últimos anos. Mas você sabe o que é IoT?

O que é IoT?

IoT é a sigla para Internet of Things, que na tradução para o português significa Internet das Coisas. O conceito do IoT se trata da conexão entre objetos físicos por meio do uso de sensores e softwares que permite reunir e transmitir dados.  A comunicação entre as máquinas e dispositivos pode ser realizada através de radiofrequência (RFID), Bluetooth, Ethernet e WiFi. 

Um exemplo famoso do uso de IoT no cotidiano, são as geladeiras conectadas à internet, que podem avisar o usuário sobre produtos que estão faltando, realizar a compra online e agendar a entrega para o momento em que o usuário chegar em casa. Ou seja, basicamente com a IoT as máquinas conseguem realizar ações sem a necessidade de intervenção humana, obedecendo o que foram programada para fazer. 

Aplicação na Indústria

Existem muitas possibilidades de aplicação de IoT na indústria. No Brasil e no mundo já estão sendo implementadas aplicações como controle de estoque, controle de máquinas, otimização de operações, acompanhamento em tempo real da entrega de matéria-prima, monitoramento de equipamentos, dentre várias outras.

Hoje a IoT pode ser aplicada tanto no processo de produção auxiliando na previsão de demanda, quanto no processo de logística possibilitando a criação de um estoque dinâmico e o acompanhamento da entrega dos produtos, por exemplo.

Vantagens da IoT

A aplicação de IoT na indústria é uma tendência para os próximos anos. Confira a seguir algumas vantagens oferecidas pela implantação dessa tecnologia nas fábricas:

Menos acidentes

A IoT possibilita o controle das máquinas à distância, o que colabora para o aumento da segurança dos colaboradores que não precisam mais ser expostos aos diversos perigos oferecidos pelo controle manual do maquinário. 

Mais agilidade

A aplicação da IoT ajuda na aceleração dos processos de produção, otimizando-os para que sejam mais velozes e eficientes.

Menos custos

O uso da IoT reduz desperdícios, evita atrasos e diminui os riscos de falha. Ou seja, além de promover a redução de custos, a melhora dos processos fabris também pode resultar em maior lucro para a empresa. Sem contar que a IoT é capaz de informar quando as máquinas precisam de manutenção, o que estende a vida útil do maquinário, diminuindo gastos com novos equipamentos.

A aplicação da IoT na indústria é capaz de oferecer soluções para diversos problemas de forma eficiente, diminuindo custos e colaborando para o desenvolvimento e otimização do sistema fabril.  

E aí, curtiu saber mais sobre a aplicação da IoT na indústria? Se gostou deste conteúdo, você também pode gostar dos nossos outros artigos sobre a Indústria 4.0 disponíveis aqui no blog. 

O que é Big Data?

Fatos e mitos sobre cloud computing

Entenda o que é SaaS

A aceleração da transformação digital na indústria devido ao Covid-19

Compartilhe no Linkedin

Categorias

Tags

Arquivo

2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011