O que é NBIoT?

(0 comentário)

NBIoT é a sigla para Narrowband Internet of Things e significa Banda Estreita para Internet das Coisas. A NBIoT é uma LPWAN (Low Power Wide Area Network) ou na tradução, redes de grande alcance com baixo consumo de energia e foi desenvolvida para viabilizar a aplicação da Internet das Coisas em maior escala.

A tecnologia do NBIoT é ideal para projetos que abrangem uma grande área, mas que não demandam um alto volume de transmissão de dados. As cidades inteligentes, por exemplo, utilizam a IoT para funcionar, mas para que estejam 100% conectadas, precisam de uma rede que seja durável, segura e economicamente acessível.

A rede é mais indicada para dispositivos estáticos, como medidores ou sensores fixos em um local e geralmente é utilizada em ambientes em que a conectividade 3G/4G e Wi-Fi, não funciona tão bem, como em estacionamentos, que são espaços muito fechados, e na área rural. 

Leia também: IoT na Indústria: quais as vantagens e aplicações?

Principais Vantagens

As principais vantagens do uso da NBIoT são:

  • Baixo custo;
  • Bateria com maior duração;
  • Alta densidade de conexão;
  • Melhor cobertura em espaços fechados.

NBIoT no mundo e no Brasil

Em junho de 2016, a 3GPP, uma organização tecnológica criada por cinco empresas da área de telecomunicações que visa padronizar a tecnologia para redes móveis, finalizou as especificações para a tecnologia NBIoT.

Em junho de 2019, a TIM ativou a funcionalidade NBIoT em sua rede comercial 4G em Santa Rita do Sapucaí (MG), onde se localiza o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), parceiro da operadora junto com a Ericsson, para o desenvolvimento de soluções em IoT para cidades inteligentes.

Em outubro de 2019, a Tim expandiu a cobertura NBIoT para mais de 3 mil municípios, incluindo todas as capitais brasileiras.

Aplicações da NBIoT

Já existem diversas aplicações e usos para NBIoT, confira alguns exemplos a seguir:

  • Sensores que medem a temperatura local, a umidade e a qualidade do ar;
  • Sensores baseados na detecção de movimento, que controla a luminosidade das lâmpadas de LED nas ruas;
  • Sensores de semáforo;
  • Medidores de energia, água e esgoto nas cidades.

A tecnologia NBIoT já gera um grande impacto na maneira como fazemos as coisas e a tendência é que isso cresça ainda mais no futuro. Se quiser ficar por dentro de mais novidades como essa, é só assinar o blog para receber todos os nossos conteúdos mensalmente direto no seu e-mail.

Assine o blog

Compartilhe no Linkedin

Categorias

Tags

Arquivo

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011