Downloads

(0 comentário)

A equipe de engenharia da HI Tecnologia continua trabalhando no desenvolvimento do ventilador pulmonar emergencial, em parceria com a empresa Jacques Design, para auxiliar no tratamento das vítimas do covid-19. O equipamento que foi nomeado VPE19, é um projeto “open source” e toda a documentação mecânica, eletrônica e de software está disponível para download na página da HI Tecnologia no GitHub.

Para chegar na segunda versão do VPE19 foram desenvolvidos diversos protótipos mecânicos anteriormente. Veja a seguir os estudos realizados para dar origem ao VPE19, desde os protótipos iniciais para a primeira versão até os protótipos produzidos para a segunda.

ventilador pulmonar emergencial Protótipos do ventilador pulmonar emergencial criado pela HI Tecnologia em parceria com a Jacques Design

A nova versão contempla melhorias mecânicas, eletrônicas e de software de controle. Foram utilizados 2 motores de menor torque para a atuação sobre o ambu, diminuindo o custo de produção e tornando o equipamento mais seguro, com possibilidade de operação com redundância, no caso de falha de um dos motores.

Confira a seguir alguns dos estudos que foram materializados em protótipos, onde a imagem “A” refere-se ao protótipo da primeira versão e a imagem “B” ao protótipo da segunda versão.

Ventilador Pulmonar Emergencial

Protótipos da primeira e segunda versão do VPE19

Além da evolução do projeto mecânico, no projeto eletrônico foi acrescentado suporte para um módulo wi-fi, disponibilizando uma nova interface de comunicação que permite a integração com diversos dispositivos, como tablets, celulares, IHM gráficas e etc. As imagens abaixo ilustram o módulo eletrônico na segunda versão do VPE19.

Projeto do Ventilador Pulmonar Emergencial

Projeto do módulo eletrônico

O módulo eletrônico também disponibiliza uma interface de simples operação para a configuração e monitoração do VPE19. Como exemplo de integração do VPE19 com outros dispositivos e também como apoio no desenvolvimento da segunda versão, foi utilizada a interface wi-fi para integração em uma aplicação SCADA, permitindo a programação e supervisão de forma mais amigável. A imagem a seguir ilustra a tela de aplicação, desenvolvida no ambiente HIscada Pro da HI Tecnologia.

Tela do HIscada Pro

Tela de aplicação desenvolvida no HIscada Pro

Confira mais detalhes da nova versão do ventilador pulmonar emergencial VPE19 no vídeo a seguir:

É importante esclarecer, que a HI Tecnologia está presente há mais de 30 anos no mercado de automação industrial, porém não é uma fabricante de produtos médicos e por esse motivo, o equipamento deve ser avaliado por especialistas e submetido a testes clínicos de validação. 

O grupo de engenharia da HI Tecnologia está à disposição para auxiliar no processo, enquanto existirem empresas ou organizações interessadas em desenvolver o ventilador pulmonar emergencial VPE19. Atualmente, o custo estimado de produção é de R$ 1 mil reais.

Para mais informações, entre em contato com o suporte técnico.

Compartilhe no Linkedin

Categorias

Tags

Arquivo

2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011