Downloads

(0 comentário)

A partir de março, o cliente da HI Tecnologia passa a contar com mais um protocolo de comunicação em seus equipamentos: o MQTT (do inglês Message Queue Telemetry Transport). Os Controladores Lógicos Programáveis NEON, P7C e RION começam a incorporar tal recurso, o que aumenta as possibilidades na automação industrial, predial e residencial e facilita alguns processos.

Cada vez mais a manufatura busca se adaptar à Indústria 4.0 e um dos princípios é que as máquinas se comuniquem através da Internet das Coisas (IoT). O MQTT possibilita que os dispositivos e máquinas conversem entre si com baixa capacidade de processamento, o que é o ideal para a aplicação de IoT na indústria. 

O protocolo MQTT é baseado nos conceitos de Publish e Subscribe, onde todos dispositivos conversam com um servidor local ou em nuvem chamado Broker. Uma aplicação pode ter vários dispositivos cadastrados: CLP, celular, tablet, transmissor de temperatura, computador e etc.. O Broker capta tudo o que todos estes dispositivos falam, filtra e manda para os interessados. 

Desta forma, os equipamentos que enviam informações utilizam o recurso de Publish, ou seja, eles publicam informações. Por outro lado, os equipamentos que necessitam de informações externas, através do recurso de Subscribe, notificam ao broker as informações que necessitam.

Na imagem é possível entender melhor como o Publisher, o Broker e o Subscribe trocam informações.

Na imagem é possível entender melhor como o Publisher, o Broker e o Subscribe trocam informações.

Uma aplicação com MQTT pode ser programada no HIstudio, o ambiente de programação de CLPs da HI Tecnologia, a partir da versão 1.2.15.

  • Acesso e registro de tópicos MQTT

Para interface com o protocolo, foi desenvolvida uma biblioteca MQTT dentro do firmware e do ambiente HIstudio com três blocos: o MQTT_CONTROLLER, o MQTT_SUBSCRIBER e o MQTT_PUBLISH. 

O primeiro tem como função gerenciar a conexão e desconexão com o Broker e receber as informações caso o Broker envie para o dispositivo alguma publicação. Já os outros blocos mapeiam suas respectivas funcionalidades: o MQTT_PUBLISH obtém um dado da aplicação, associa ao mesmo um nome de tópico e envia para o Broker, enquanto que o MQTT_SUBSCRIBER notifica ao broker os tópicos a serem recebidos pelo equipamento.

Os três blocos presentes no HIstudio para acesso e manipulação de tópicos MQTT

  • Registro e publicação de múltiplos tópicos 

A biblioteca MQTT do HIstudio, além dos 3 blocos básicos apresentados anteriormente, disponibiliza mais 3 blocos que permitem ao usuário do ambiente especificar em um arquivo .CSV (texto), uma lista de tópicos para serem registrados no broker (Subscribe) e uma outra de tópicos a serem publicados no broker. Com os blocos MQTT_MAP_SUBS, MQTT_MAP_PUBL e MQTT_PUB_ID é possível associar as variáveis da aplicação a tópicos MQTT automatizando o processo de registro e publicação de itens. Na prática este recurso incorpora ao equipamento em um gateway MQTT/MODBUS. 

Em suma, com o HIstudio, e o novo firmware com MQTT é possível manipular os dados transitáveis no protocolo MQTT para a sua aplicação, permitindo que você se adeque a Indústria 4.0 de maneira segura e simplificada.

Teste o HIstudio

Compartilhe no Linkedin

Categorias

Tags

Arquivo

2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011