Downloads

(0 comentário)

Em 1992, a HI Tecnologia lançou no mercado a primeira família de CLPs denominada de MCI02. Para programação dos equipamentos foi desenvolvido o SPDSW, que disponibilizava recursos para criação de programas em linguagem ladder, depuração e documentação dos mesmos.

Nos anos seguintes vieram novas famílias de CLPs, como o ZAP500 e o ZAP900. Com isso o SPDSW foi sofrendo atualizações para suportar os novos equipamentos, bem como novos recursos que a evolução da tecnologia propiciava.


Print de tela inicial do SPDSW.

Hoje, 27 anos após o lançamento da versão 1.0.00 do SPDSW, a ferramenta se mostra obsoleta frente aos novos padrões de programação que surgiram neste período, apesar de permitir a programação de todos os modelos de controladores da HI.

Com esta visão, a HI Tecnologia trabalhou nos últimos 4 anos para desenvolver uma nova ferramenta de programação com um novo firmware que suportasse os recursos definidos na norma IEC 61131-3. O resultado deste trabalho se concretizou no ambiente de programação HIstudio e no firmware G5.

Print de tela do HIstudio.

O HIstudio possui suporte para desenvolvimento de programas utilizando o padrão IEC 61131-3 e, inicialmente, disponibiliza a linguagem ST (Structured Text) para programação. Nosso objetivo final é prover o ambiente com suporte para as linguagens:

Testar agora o HIstudio

O ambiente implementa todas as funcionalidades definidas na norma, com suporte para programas, blocos de função e funções. Possui biblioteca com as funções definidas no padrão e biblioteca com funções gerais para os controladores da HI (filtros, drivers, funções de conversão e entre outros).

A partir deste mês estaremos disponibilizando, para os clientes que se interessarem, uma versão beta do HIstudio juntamente com o firmware G5. Neste primeiro momento a família de CLPs que suporta este novo ambiente de programação é a NEON, mas em um futuro próximo todas as famílias de controladores da HI serão contempladas com esta funcionalidade.

O cliente que possuir um NEON, na versão com SDCARD, poderá instalar o firmware G5 e utilizar o HIstudio como ambiente de programação. Assista esse vídeo para saber como fazer a conversão de firmware. Se o cliente desejar retornar o equipamento para o antigo firmware, o G3S, para voltar a programar no SPDSW, deverá enviá-lo para a HI Tecnologia para a reversão.

Aqui estão alguns links úteis como o manual online e uma playlist de vídeos de suporte:

Nosso objetivo com este trabalho é que nossos clientes possam ter um ambiente de programação mais sofisticado e com mais recursos, de forma a minimizar o tempo de desenvolvimento e teste das aplicações.

É possível fazer o download do HIstudio e compilar o programa desenvolvido mesmo sem um CLP conectado. Clique no link abaixo e teste agora o novo ambiente de programação da HI Tecnologia.

Testar agora o HIstudio

Compartilhe no Linkedin

Categorias

Tags

Arquivo

2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011