ng="pt-br" xmlns="http://www.w3.org/1999/html">
Telemetria pode ser entendida como um conjunto de ferramentas e tecnologias associadas aos processos de medição, transmissão e disponibilização de informações. No cenário de telemetria em automação existem equipamentos e serviços que atendem a cada um desses 3 processos:
1) Medição:
Os CLP´s e outros tipos de equipamentos podem ser utilizados para realizar interface com diferentes sinais e equipamentos de uma máquina ou processo tais como:
A quantidade e os tipos de sinais definirão qual é o modelo de CLP que poderá ser utilizado em seu cenário. Clique no botão abaixo e conheça alguns modelos de CLP da HI Tecnologia.
2) Transmissão:
Existem diversos equipamentos e tecnologias que podem ser utilizados no processo de transmissão das informações. Vejam alguns exemplos:
Painéis de coleta e transmissão de dados, utilizando tecnologia wireless, placas solares e baterias;
Rádios de comunicação: facilitam, entre outras coisas, a transmissão de informações em locais onde não há uma infraestrutura de comunicação (ex.: sem cabos de comunicação);
Conversores seriais/ethernet: facilitam a conexão ethernet a equipamentos que não possuem este meio físico; Modens GPRS: facilitam a conexão com equipamentos instalados em locais onde a solução de telefonia móvel é viável.
3) Disponibilização:
Os dados coletados e transmitidos podem ser apresentados ao usuário utilizando diferentes recursos. Destacamos 3 deles:
IHM: equipamentos contendo um display e um teclado, que permitem a visualização de dados do processo de maneira amigável;
Sistema supervisório: software que pode ser instalado em computadores e IHMs, criando uma interface amigável com o processo.
Portais de telemetria: aplicações que podem ser acessadas via web, facilitando o acesso a informação de diferentes dispositivos (computadores, celulares, tablets, entre outros).