Downloads

O Portal de Telemetria da HI Tecnologia vem sendo utilizado com sucesso por clientes como uma solução simples e de baixo custo para acesso remoto (via WEB) aos dados dos equipamentos.

Atendendo a demandas de alguns dos usuários do Portal de Telemetria, desenvolvemos recursos que facilitarão envio de comandos remotamente, atualização remota de relógio do controlador, visualização de histórico de eventos e acesso a equipamentos que utilizam Modbus/RTU.

E como funcionam os novos recursos?

1. Envio de comandos remotamente

A partir desta versão, o usuário que desejar poderá escrever nos dados além de visualizá-los remotamente. Isto significa que através do Portal de Telemetria será possível, por exemplo, ajustar set points, rearmar relês de segurança e configurar.

O recurso conta ainda com as seguintes configurações:

  • Permissão de acesso: define quais usuários poderão escrever;
  • Rápido envio do comando: se o equipamento estiver conectado ao Portal de Telemetria, o comando será enviado em até 1 segundo;
  • Relatório de auditoria: através do relatório de eventos, será possível identificar que valor, quem e em que horário foi escrito.

2. Atualização remota do relógio do controlador

Algumas aplicações dependem do relógio para determinar horários específicos para execução de algumas funções. Nesta aplicação, por exemplo, o bombeamento de água só deve ser acionado em horário comercial para evitar barulho durante a noite ou para permitir o acompanhamento de seu funcionamento.

Permitir correções relacionadas ao horário de verão e manter o relógio com o mínimo de atraso possível são algumas das utilidades deste recurso.

O recurso será habilitado apenas se o usuário desejar sincronizar a data/hora do controlador. Além disso, cabe ressaltar que a data/hora sincronizada considera sempre o fuso horário configurado para o local do CLP.

3. Histórico de eventos

Os eventos associados ao processo de escrita (envio de comando, cancelamento e execução do comando) assim como os comandos associados à conexão entre CLP e o Portal (conexão e desconexão) agora são historiados e podem ser consultados através de um relatório tabular.

No caso dos comandos de escrita, este relatório funcionará como um trilho de auditoria registrando:

  • Quando o evento ocorreu;
  • Que usuário realizou a escrita (Quem);
  • Que valor foi enviado e qual era o valor anterior;
  • Que evento ocorreu (envio, cancelamento e execução do comando).

4. Acesso remoto a equipamentos utilizando Modbus/RTU

Utilizando o ESC716 configurado para acessar o Portal de Telemetria e os modelos com recurso de bridge Modbus RTU/Modbus TCP, este novo recurso permite o acesso a equipamentos de outros fabricantes que utilizem o protocolo Modbus RTU, tais como:

  • Inversores de Frequência;
  • Medidores de Energia (como este case);
  • Balanças;
  • CLP´s que permitam a configuração da serial como Modbus RTU;
  • Vários tipos de sensores e transmissores inteligentes.

É possível conhecer as funcionalidades de envio remoto de comandos e histórico de eventos através desse vídeo no canal da HI Tecnologia no YouTube.

Junto com o lançamento das novas funcionalidades do portal, lançamos um desafio. Esse desafio consiste em, através do Portal de Telemetria, acionar uma sirene que está instalada dentro das dependências da HI Tecnologia. O que é oferecido em troca? Uma assinatura gratuita por 3 meses de utilização com todas as funcionalidades que o portal oferece. Um detalhe importante, somente para as 10 primeiras pessoas que conseguirem realizar o desafio. Acesse agora o portal, crie um cadastro e faça suas tentativas!

Conheça o Portal de Telemetria da HI tecnologia

Compartilhe no Linkedin

Categorias

Tags

Arquivo

2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011