Downloads

Telemetria pode ser entendida como um conjunto de ferramentas e tecnologias associadas aos processos de medição, transmissão e disponibilização de informações. No cenário de telemetria em automação existem equipamentos e serviços que atendem a cada um desses 3 processos:

1) Medição:

Os CLP´s e outros tipos de equipamentos podem ser utilizados para realizar interface com diferentes sinais e equipamentos de uma máquina ou processo tais como:

  • Sinais analógicos: temperatura, pressão, nível, vazão, entre outros;
  • Sinais digitais: status de motores, válvulas, máquinas, entre outros;
  • Comunicação digital: informações obtidas através de protocolos de comunicação (inversores de frequência, medidores de energia elétrica, etc ).

A quantidade e os tipos de sinais definirão qual é o modelo de CLP que poderá ser utilizado em seu cenário. Clique no botão abaixo e conheça alguns modelos de CLP da HI Tecnologia.

Conheça nossos CLP'S

2) Transmissão:

Existem diversos equipamentos e tecnologias que podem ser utilizados no processo de transmissão das informações. Vejam alguns exemplos:

  • Painéis de coleta e transmissão de dados, utilizando tecnologia wireless, placas solares e baterias;

  • Rádios de comunicação: facilitam, entre outras coisas, a transmissão de informações em locais onde não há uma infraestrutura de comunicação (ex.: sem cabos de comunicação);

  • Conversores seriais/ethernet: facilitam a conexão ethernet a equipamentos que não possuem este meio físico; Modens GPRS: facilitam a conexão com equipamentos instalados em locais onde a solução de telefonia móvel é viável. 

3) Disponibilização:

Os dados coletados e transmitidos podem ser apresentados ao usuário utilizando diferentes recursos. Destacamos 3 deles:

  • IHM: equipamentos contendo um display e um teclado, que permitem a visualização de dados do processo de maneira amigável;

  • Sistema supervisório: software que pode ser instalado em computadores e IHMs, criando uma interface amigável com o processo.

  • Portais de telemetria: aplicações que podem ser acessadas via web, facilitando o acesso a informação de diferentes dispositivos (computadores, celulares, tablets, entre outros).

Conheça o Portal de Telemetria da HI tecnologia

Compartilhe no Linkedin

Categorias

Tags

Arquivo

2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011