Downloads

Pergunta

Controlador travado após carga de programa?

Resposta

Atualizado em Junho 27, 2012, 4:26 p.m.

Supondo que o controlador da Família ZAP900 e Família ZAP500 esteja operacional e que o problema possa ser decorrente de uma possível atualização "incorreta" de firmware, ou de um possível programa Ladder que esteja causando esta condição de defeito, seguem alguns procedimentos para tentarmos deixar o controlador em condição operacional. Caso não seja possível, depois de efetuar os procedimentos descritos a seguir, envie o controlador para o departamento de manutenção da HI tecnologia.

Inicialmente, segue a maneira de eliminar o programa Ladder que está carregado no controlador. Para isso, siga as instruções passo a passo:

1) Passe o controlador para o modo Loader: No caso da Família ZAP900, energize o controlador com o botão Loader (localizado na lateral direita do controlador, olhando-o de frente) pressionado. O controlador no modo Loader apresenta o led de operação piscando 3 vezes e, quando possuir IHM, esta não é inicializada. Caso não seja o controlador da Família ZAP900, consulte a seguinte Nota de Aplicação: ENA.00023 - Seleção do Modo Loader nos controladores HI

2) Caso o controlador não entre no modo Loader, sugerimos que envie o controlador para nosso departamento de manutenção. Caso o modo Loader esteja ativo, siga as instruções abaixo.

3) Conecte o cabo de comunicação na COM1 do controlador, pois apenas esta porta fica operacional neste no modo Loader.

4) Após selecionar o modo Loader, ative o aplicativo SPDSW, no menu Ferramentas|Comandos do Modo Loader. Selecione a opção Elimina Programa de Aplicação e, posteriormente, o botão de Envia comando.

5) Para retornar o equipamento para operar como controlador do tipo CLP, neste mesmo menu, selecione Ferramentas|Habilita Firmware do Controlador.

6) Esta operação irá eliminar o respectivo Programa de Aplicação no seu controlador.

7) O controlador deve apresentar o led de operação piscando lentamente a cada 1 segundo. Tente conectar ao SPDSW e carregar o programa de aplicação. Se a tentativa de eliminar o programa Ladder do controlador, não o deixou em condição operacional, consulte a pergunta O quê é possível ser feito quando o controlador aparenta estar travado?

Veja também:

ID Pergunta