Downloads

Pergunta

Como utilizar os Programas de Exemplo?

Resposta

Atualizado em Fev. 14, 2017, 2:23 p.m.

Para utilizar um Programa de Exemplo dos controladores da HI tecnologia, disponível no site, basta fazer um download gratuito. Os programas de Exemplo estão disponíveis em pastas compactadas, com o WINZIP e, para utilizá-las após o respectivo download, faça a descompactação.

Caso o programa de exemplo exista para mais de um tipo de controlador, será necessário localizar o programa específico do controlador utilizado.

1) Utilizando o SPDSW, abra o projeto desejado “.PJW". Dependendo da versão será realizada a conversão do referido projeto para a versão mais atual do SPDSW (disponível para download gratuito no site HI tecnologia).

2) Após abrir este projeto, carregue este programa Ladder no controlador e, posteriormente, passe-o para o modo run.

3) Em seguida, no menu principal do SPDSW, selecione a opção Programa|Ambiente de programação da MMI. Será aberto o aplicativo OPPE e carregado o respectivo projeto ".OPJ". Caso o mesmo não tenha sido carregado, no menu principal do OPPE, na opção Projeto|Abre, selecione o projeto ".OPJ" (referente ao projeto carregado no SPDSW). De forma semelhante ao SPDSW, dependendo da versão do OPPE, o mesmo será convertido para a versão atual do ambiente.

Ao instalar a última versão do SPDSW, disponível no site, HI tecnologia, automaticamente ocorrerá a instalação do aplicativo OPPE. Depois disso, carregue o programa ".OPJ" no controlador.

Note que para cada versão do aplicativo OPPE existe uma versão de firmware de PLC compatível. Caso não sejam compatíveis, o OPPE solicitará que realize a atualização do respectivo firmware do controlador.

Consulte a seguinte Nota de Aplicação: ENA.00012 - Carga de Firmware nos Controladores HI para atualização do firmware do controlador, caso seja necessário.

Sugestão: Realize o download do SPDSW, instale esta nova versão, sendo automaticamente atualizado o aplicativo OPPE. Adicionalmente, atualize o firmware do controlador. Após estas atualizações, carregue o programa ".PJW" via SPDSW e, posteriormente, carregue o programa ".OPJ" via OPPE.