Pergunta
Resposta
Embora existam outros motivos, a resposta pode ser: "Desabilitar a otimização de acesso a tags".
Dentro do seu arquivo de projeto, o MplServer habilita, por padrão, o recurso de otimização de acesso aos tags. Este recurso permite que ele efetue a leitura de vários tags com a menor quantidade possível de mensagens de comunicação ao invés de uma mensagem para cada variável.
No entanto, existem alguns equipamentos que se comunicam via MODBUS e possuem algumas variáveis em sua base de dados que não podem ser lidas, por possuirem alguma restrição de fábrica ou não terem sido declaradas para a utilização no programa carregado. Em função disso, a característica desses equipamentos acaba conflitando com a estratégia de otimização do MplServer que, ao agrupar as variáveis para ler em um único pacote, engloba endereços que não permitem a leitura, prejudicando a aquisição de todos os endereços agrupados no mesmo pacote.
Desta forma, é importante ficar atento a esse detalhe e desabilitar a otimização em casos onde o equipamento ofereça alguma restrição de leitura de alguns endereços específicos.
Vale a pena lembrar que o MplServer tem o recurso de separar a configuração dos devices dentro de um mesmo driver de comunicação. É possível então, manter a otimização em uma faixa de endereços e retirar a otimização de outra faixa.
A lista a seguir apresenta alguns equipamentos acessados com sucesso através do MplServer onde o recurso de otimização de acesso a tags teve que ser desabilitado:
- Inversor CFW11 da WEG;
- CLP da Unitronics, série UniStream;
- CLP Micrologix 1400 da Rockwell.