Downloads

Pergunta

Como saber se a bateria está operacional?

Resposta

Atualizado em Junho 27, 2012, 1:50 p.m.

Os controladores das Famílias ZAP900 e P7C possuem uma bateria interna, utilizada para manter os valores das memórias não voláteis configuradas na aplicação e a operação do RTC (Relógio de Tempo Real) enquanto o equipamento estiver desligado. Através do led de bateria (no caso da família P7C) e do led COM (no caso da família ZAP900) é possível visualizar a condição de bateria fraca. Entretanto, nos modelos iniciais destes controladores, quando a tensão da bateria está muito abaixo do valor nominal ou quando a bateria não foi instalada ou esta danificada, o controlador não consegue detectar a condição de falha e sinalizar corretamente para o usuário.

No caso de dúvida, para checar se a bateria está operacional, utilize o aplicativo SPDSW para programar o relógio do controlador. Após programá-lo, desligue o controlador por aproximadamente 1 minuto, e religue-o. Verifique com o SPDSW se a data e hora do relógio do controlador continua correta. Em caso negativo, a bateria pode estar fraca, danificada ou até mesmo ausente, e neste caso, a tensão lida da bateria está abaixo do limite para operação "normal", o que impede o controlador de manter os dados retentivos e a operação do RTC.

Note que, se a aplicação do controlador não necessitar de manipulação de data e hora, bem como de manter dados não voláteis, a indicação de bateria fraca não interfere e não inviabiliza as demais funcionalidades do controlador.

Veja também:

ID Pergunta