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Pergunta

Led de falha do P7C pisca 2 vezes: o quê isso significa?

Resposta

Atualizado em Junho 27, 2012, 1:45 p.m.

Este código de falha indica que o PLC não pôde realizar o procedimento de identificação dos módulos de I/O corretamente. Como os módulos de I/O não foram inicializados adequadamente, o programa de aplicação não poderá ser ativado e, por isto, o equipamento será mantido em STOP.

Possíveis soluções:

  • Inicialmente, verifique se o equipamento possui a terminação do barramento, a qual deve estar conectada à lateral esquerda do último rack. A falta da terminação pode causar falha no processo de identificação dos módulos, gerando esta sinalização.
  • Verifique se o módulo de controle (CPU300 ou equivalente) está posicionado no slot 0 (primeiro slot à esquerda do equipamento). Durante o processo de inicialização do equipamento, o módulo de controle identifica o slot onde está inserido e gera esta condição de falha, caso o slot identificado seja diferente do slot 0. O módulo de CPU responsável pelo controle de I/O´s deve, portanto, ser o primeiro módulo do equipamento, obrigatoriamente. Módulos de controle adicionais são suportados pelo P7C em qualquer slot, porém, não possuem acesso direto aos demais módulos de I/O.
  • Se houver mais de um rack no equipamento, verifique se os endereços dos racks estão corretos. Racks com o mesmo endereço geram conflito no acesso aos módulos que são identificados de forma inválida, podendo gerar esta condição de falha.
  • Se existir apenas um rack, ou se os endereços dos racks estiverem corretos, execute o seguinte procedimento:
    • Desligue o equipamento e retire todos os módulos, com exceção do módulo da CPU300;
    • Insira o primeiro módulo (mais próximo da CPU) e ligue o equipamento. Se o led de falha não gerar o mesmo código (2 piscadas), desligue o equipamento, insira o próximo módulo e repita o procedimento corrente;
  • Se o código de falha for 2, existem as seguintes possibilidades:
    • O último módulo inserido pode estar com problema de hardware e deve ser substituído ou, se possível, retirado da configuração do controlador;
    • O último módulo inserido não é suportado pelo firmware corrente do controlador. Neste caso, verifique no site da HI tecnologia a tabela de compatibilidade de firmware com os módulos de I/O e, se possível, tente atualizar o firmware do equipamento para a versão corrente ou para alguma que suporte o módulo utilizado;