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No início deste ano, a Microsoft lançou algumas atualizações de segurança para o Windows e já identificamos que softwares da HI Tecnologia e de outros fabricantes podem parar de funcionar após a instalação destas atualizações.
O funcionamento de alguns de nossos softwares foram prejudicados pela a atualização. Portanto, a informação é importante para usuários que utilizam clientes e servidores OPC´s (de outros fabricantes) para acesso aos nossos CLP´s (e de outros fabricantes).
Identificamos o problema quando diversos usuários instalaram a atualização de segurança identificada pela Microsoft por KB4056892 para o Windows 10. No Windows 8, a atualização pode ter outra identificação. A atualização foi lançada no início de 2018 com o prefixo KB4056XXX (onde XXX varia de acordo com o sistema operacional do computador).
Já conseguimos reproduzir o problema em computadores com Windows 10 e Windows 8. Aparentemente, a atualização da Microsoft ainda não foi lançada para versões mais antigas.
Para os softwares da HI Tecnologia, identificamos que a atualização impede a comunicação entre clientes OPC´s (sistemas supervisórios como o HIscada Pro) e servidores OPC´s (Mplserver e ScpServerII).
Segundo informações da Microsoft: "A Microsoft está trabalhando em uma resolução e fornecerá uma atualização em uma versão futura."
Até lá, a opção que encontramos até o momento (indicada neste post do fórum da Opc Foundation) é desinstalar a atualização e garantir que ela não seja instalada novamente.
Recomendamos que a equipe de TI de sua empresa ou cliente seja envolvida para a realização do procedimento e para análise dos riscos envolvidos.
Tentaremos, ao longo de 2018, publicar em nosso blog conteúdos e orientações sobre como trabalhar com as atualizações do Windows e sistemas supervisórios
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