Downloads

(0 comentário)

MODBUS OPC SERVER: A UNIÃO DE DOIS PADRÕES

Para entender o que é um Modbus OPC Server (ou Servidor OPC Modbus) é importante entender dois padrões:

  • Padrão OPC;
  • Protocolo Modbus.

O Padrão OPC está associado a troca de dados entre sistemas, como os sistemas supervisórios e drivers de comunicação. O Protocolo Modbus está associado a troca de dados entre o driver de comunicação e equipamentos, como os controladores, balanças, inversores de frequência, sensores e outros produtos.

PADRÃO OPC E SERVIDOR OPC

Um servidor de comunicação é um software responsável por gerenciar a comunicação entre equipamentos diversos e outros softwares. De maneira geral, é responsável por compartilhar um determinado recurso de comunicação, como uma porta serial ou rede ethernet, controlando o acesso e disponibilizando informações de um ou mais equipamentos conectados ao servidor de comunicação.

A troca de informações entre softwares clientes e servidores, deve respeitar um padrão para troca de dados entre aplicações. Servidores de comunicação, cujo padrão de troca de dados não é público, não devem permitir que qualquer software cliente o acesse.

O padrão OPC e o servidor OPC foram criados para facilitar a padronização da troca de dados entre aplicações. Esse tipo de servidor funciona da seguinte forma: o servidor OPC realiza a comunicação com dispositivos utilizando um protocolo específico, mas disponibiliza um protocolo padrão para os softwares clientes que o acessam. Ele fica responsável por receber os dados dos dispositivos na planta industrial, traduzir para o padrão OPC e distribuir para os softwares clientes que, nesse caso, serão capazes de entender o padrão OPC.

O Padrão OPC é definido por uma organização chamada OPC Foundation.

O PROTOCOLO MODBUS

O protocolo Modbus segue a mesma linha de intenção do padrão OPC. É um esforço no sentido de possibilitar a comunicação entre equipamentos de diversos fabricantes através da padronização. 

O protocolo Modbus foi desenvolvido pela empresa Modicon e publicado no ano de 1979, para a utilização em controladores lógicos programáveis. O protocolo funciona através de um conceito similar ao de cliente/servidor, que é o conceito de equipamento mestre e equipamento escravo, o mestre solicita informações e o escravo envia as informações solicitadas.

Sua especificação é mantida e disponibilizada pela Modbus Organization.

Um dos grandes diferencias que o protocolo possui quando comparado a outros, como o Device Net e Profibus, é o fato de ser um protocolo aberto, ou seja, é livre para que os fabricantes implementem em seus equipamentos, sem ter de pagar royalties.

É devido a essa facilidade de acesso à informação, que o protocolo se popularizou e tem levado cada vez mais fabricantes a utilizá-lo. Além disso, pela sua popularização, o Modbus se tornou uma ótima solução para a comunicação entre equipamentos de diversos fabricantes.

O MODBUS OPC SERVER

Agora que já conhecemos tanto o padrão OPC quanto o protocolo Modbus, podemos falar do Modbus OPC Server. O Modbus OPC Server nada mais é que um servidor que traduz o protocolo Modbus para o padrão OPC, unindo dois padrões que facilitam o acesso a grande parte dos equipamentos utilizados em automação industrial.

O Modbus OPC Server se trata de um servidor OPC que "aprendeu a falar uma língua" que é livre de qualquer domínio, se tornando uma das melhores soluções para a universalização da comunicação no âmbito das redes industriais.

O MplServer, é um Modbus OPC Server desenvolvido pela HI Tecnologia que permite à clientes OPCs (sistemas supervisórios e outros softwares), o acesso a dispositivos seriais e ethernet, utilizando os protocolos Modbus RTU e Modbus TCP.

Ficou interessado no MplServer? Clique no botão abaixo e faça o download do software.

Baixe o Modbus OPC Server

MODBUS E HI TECNOLOGIA

Pensando em facilitar o acesso ao seu CLP e permitir o acesso de suas soluções a equipamentos de outros fabricantes, a HI Tecnologia disponibiliza diversas soluções utilizando o protocolo Modbus. Destacamos:

  • CLP´s: permitem a sua configuração como mestre ou escravo utilizando Modbus/RTU ou Modbus/TCP (quando a ethernet estiver disponível);
  • IHM´s: permite a sua configuração como Modbus/RTU ou Modbus/TCP para comunicação com equipamentos de outros fabricantes;
  • Gateway Modbus RTU/Modbus TCP: equipamento responsável por realizar tradução entre as duas especificações mais comuns associados ao protocolo Modbus (RTU e TCP);
  • Modbus OPC Server MplServer: servidor OPC da HI Tecnologia para o protocolo Modbus/RTU ou Modbus/TCP;
  • Portal de Telemetria: solução WEB de acesso a equipamentos, utilizando Modbus.

AVALIAÇÃO GRATUITA

O servidor OPC pode ser avaliado durante períodos de 1h e exige licença para executar sem restrições. Clique no botão abaixo e receba um orçamento sem compromisso.

Solicitar orçamento

Compartilhe no Linkedin

Categorias

Tags

Arquivo

2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011