Downloads

(0 comentário)

A gerência de usuários é um ponto muito importante para um sistema operacional. É uma função dentro do sistema operacional que define quais recursos cada usuário pode acessar definindo, por exemplo, se o usuário possui autorização para instalar programas e quais programas ele pode executar.

O sistema supervisório também possui um sistema de gerência de usuários. A função também define quais recursos cada usuário ou grupo de usuário possui permissão para acessar. Para o sistema supervisório, por exemplo, a gerência de usuários permite definir quais telas cada usuário pode abrir, quais variáveis podem ser modificadas e se o reconhecimento de alarmes, assinaturas digitais e acesso a vários outros recursos são permitidos.

O gerenciamento dos usuários normalmente são feitos por administradores do sistema operacional ou da aplicação do sistema supervisório. Quanto maior o número de usuários e as diferentes permissões, maior tende a ser o trabalho do administrador para criar usuários e grupos e configurar as permissões. Por essa razão, torna-se vantajoso unir as duas bases de usuários: a do sistema operacional e a do sistema supervisório.

Alinhada com as necessidades de seus clientes, a HI Tecnologia desenvolveu, no sistema supervisório HIscada Pro, um recurso que permite a integração entre a aplicação do supervisório e a gerência de usuários do Windows. Dessa forma, a partir da versão 1.5.03, ao invés de criar usuários pelo IDE o desenvolvedor pode reutilizar a gerência de usuários do Windows na aplicação do HIscada Pro. O recurso torna possível o compartilhamento da base de usuários do computador local ou de algum computador na rede e, a partir dos grupos que os usuários pertencem no Windows, o HIscada Pro consegue definir quais permissões o usuário possui na aplicação.

O vídeo a seguir, publicado em nosso canal do Youtube, apresenta como configurar o projeto do HIscada Pro permitindo sua integração com a base de usuários do Windows:

 

Veja alguma das vantagens de se usar os usuários do supervisório atrelados aos do Windows:

  • Base de usuários única diminui o trabalho da equipe de TI ou do administrador da aplicação do supervisório;
  • A existência de uma única senha(cadastrada na base de usuários do Windows) facilita a memorização;
  • Política de troca de senhas é definida pelo administrador de rede e a aplicação do supervisório nem precisa conhecê-la;
  • O padrão das senhas também são definidos em um só local e controlados pelo administrador de rede.

Ficou interessado nas soluções oferecidas pelo HIscada Pro? Você pode testar o software, clicando no botão abaixo.

Teste o HIscada Pro

Compartilhe no Linkedin

Categorias

Tags

Arquivo

2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011