ng="pt-br" xmlns="http://www.w3.org/1999/html">
Para entender o que é um Modbus OPC Server (ou Servidor OPC Modbus) é importante entender dois padrões:
O Padrão OPC está associado a troca de dados entre sistemas, como os sistemas supervisórios e drivers de comunicação. O Protocolo Modbus está associado a troca de dados entre o driver de comunicação e equipamentos, como os controladores, balanças, inversores de frequência, sensores e outros produtos.
Um servidor de comunicação é um software responsável por gerenciar a comunicação entre equipamentos diversos e outros softwares. De maneira geral, é responsável por compartilhar um determinado recurso de comunicação, como uma porta serial ou rede ethernet, controlando o acesso e disponibilizando informações de um ou mais equipamentos conectados ao servidor de comunicação.
A troca de informações entre softwares clientes e servidores, deve respeitar um padrão para troca de dados entre aplicações. Servidores de comunicação, cujo padrão de troca de dados não é público, não devem permitir que qualquer software cliente o acesse.
O padrão OPC e o servidor OPC foram criados para facilitar a padronização da troca de dados entre aplicações. Esse tipo de servidor funciona da seguinte forma: o servidor OPC realiza a comunicação com dispositivos utilizando um protocolo específico, mas disponibiliza um protocolo padrão para os softwares clientes que o acessam. Ele fica responsável por receber os dados dos dispositivos na planta industrial, traduzir para o padrão OPC e distribuir para os softwares clientes que, nesse caso, serão capazes de entender o padrão OPC.
O Padrão OPC é definido por uma organização chamada OPC Foundation.
O protocolo Modbus segue a mesma linha de intenção do padrão OPC. É um esforço no sentido de possibilitar a comunicação entre equipamentos de diversos fabricantes através da padronização.
O protocolo Modbus foi desenvolvido pela empresa Modicon e publicado no ano de 1979, para a utilização em controladores lógicos programáveis. O protocolo funciona através de um conceito similar ao de cliente/servidor, que é o conceito de equipamento mestre e equipamento escravo, o mestre solicita informações e o escravo envia as informações solicitadas.
Sua especificação é mantida e disponibilizada pela Modbus Organization.
Um dos grandes diferencias que o protocolo possui quando comparado a outros, como o Device Net e Profibus, é o fato de ser um protocolo aberto, ou seja, é livre para que os fabricantes implementem em seus equipamentos, sem ter de pagar royalties.
É devido a essa facilidade de acesso à informação, que o protocolo se popularizou e tem levado cada vez mais fabricantes a utilizá-lo. Além disso, pela sua popularização, o Modbus se tornou uma ótima solução para a comunicação entre equipamentos de diversos fabricantes.
Agora que já conhecemos tanto o padrão OPC quanto o protocolo Modbus, podemos falar do Modbus OPC Server. O Modbus OPC Server nada mais é que um servidor que traduz o protocolo Modbus para o padrão OPC, unindo dois padrões que facilitam o acesso a grande parte dos equipamentos utilizados em automação industrial.
O Modbus OPC Server se trata de um servidor OPC que "aprendeu a falar uma língua" que é livre de qualquer domínio, se tornando uma das melhores soluções para a universalização da comunicação no âmbito das redes industriais.
O MplServer, é um Modbus OPC Server desenvolvido pela HI Tecnologia que permite à clientes OPCs (sistemas supervisórios e outros softwares), o acesso a dispositivos seriais e ethernet, utilizando os protocolos Modbus RTU e Modbus TCP.
Ficou interessado no MplServer? Clique no botão abaixo e faça o download do software.
Pensando em facilitar o acesso ao seu CLP e permitir o acesso de suas soluções a equipamentos de outros fabricantes, a HI Tecnologia disponibiliza diversas soluções utilizando o protocolo Modbus. Destacamos:
O servidor OPC pode ser avaliado durante períodos de 1h e exige licença para executar sem restrições. Clique no botão abaixo e receba um orçamento sem compromisso.
Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin