ng="pt-br" xmlns="http://www.w3.org/1999/html">
Os sensores para automação industrial são dispositivos responsáveis por detectar as movimentações em máquinas utilizadas no ambiente fabril. Capazes de captar tudo o que acontece na linha de produção sem a necessidade do contato físico de um operador, servem principalmente para a verificação e contagem de material, assim como para controlar a direção, velocidade, nível, temperatura, posição, ph, dentre outros aspectos, garantindo maior segurança aos funcionários e aumentando a eficiência do processo produtivo. Se os sensores forem elétricos, também é possível analisar a tensão ou corrente.
Tipos de Sensores
Utilizados nos mais diversos ambientes e condições, os sensores para automação industrial existem em diversos tipos, podendo ser de pressão, de temperatura, de nível, de vazão, indutivo, capacitivo, fotoelétrico, magnético e ultrassônico. Saiba mais sobre cada tipo a seguir:
Sensores de Pressão
Sensor de Pressão
Os sensores de pressão medem a pressão de um fluído e são utilizados em ambientes de fabricação de produtos robustos. Possui modelos com alta resolução, amplificador separado e display. Assim como modelos tubulares com invólucros compactos e diversos tipos de saída e faixas de pressão. Há ainda modelos para gases, ar comprimido e líquidos, incluindo os corrosivos. Além dos modelos para pressão diferencial, com bargraph, display duplo e anti-corrosivo.
Sensores de Temperatura
Sensor de temperatura e umidade THT860 da HI Tecnologia
Os sensores de temperatura servem para identificar o nível de aquecimento de um equipamento e realizar a medição do calor que envolve o processo industrial.
Conheça o sensor de temperatura e umidade (THT860) da HI Tecnologia
Sensores de Nível
Sensor de Nível
A função do sensor de nível é controlar líquidos ou sólidos granulados mantidos em reservatórios, silos e tanques, que podem ser abertos ou pressurizados.
Sensores de Vazão
Sensor de Vazão
Os sensores de vazão são responsáveis por determinar a quantidade de gases, líquidos e sólidos que passam por um local em um determinado intervalo de tempo.
Sensores Indutivos
Sensor Indutivo
Os sensores indutivos são úteis na detecção de componentes metálicos, desde o ferro, o alumínio, o aço e o aço inox até o latão. Os modelos mais modernos contam com iluminação traseira, garantindo mais visibilidade na comutação e facilitando a identificação de problemas.
Sensores Capacitivos
Os sensores capacitivos podem ser utilizados para a detecção do nível de líquidos e sólidos, mas principalmente para a detecção de materiais não metálicos como resinas, plásticos e madeiras, já que são excelentes para detectar qualquer tipo de massa.
Sensores Fotoelétricos
Sensor Fotoelétrico
Os sensores fotoelétricos servem para detectar sem contato físico partes e peças de máquinas automáticas, além dos produtos confeccionados na linha de produção. Podem ser usados em diversas máquinas industriais, como as de controle de produção e oferecem informações relevantes como contraste, luminescência, retro reflexivo, cor, distância e a área que está sendo monitorada.
Sensores Ultrassônicos
Os sensores ultrassônicos são microprocessados e podem contar com saída digital simples ou dupla, além de saída analógica em tensão ou corrente. Oferecem transmissor de sinal ultrassônico para a detecção de objetos e formas. Alguns modelos específicos conseguem realizar a detecção de folha dupla.
Sensores Magnéticos
Sensor de efeito hall para detecção de campo magnético HPS850 da HI Tecnologia
Os sensores magnéticos conseguem detectar o campo magnético gerado por um ímã que pode ser um acionador magnético. Servem para o monitoramento de cilindros pneumáticos ou de válvulas lineares.
Confira o sensor de efeito hall (HPS850) da HI Tecnologia
Sensores Laser
Os sensores laser são modelos não tubulares que possuem alta resolução e servem para diversas aplicações. Comparados aos sensores fotoelétricos, são muito mais sensíveis e precisos.
Sensores de Fibras Ópticas
Sensor de Fibra Óptica
Os sensores de fibras ópticas podem ser utilizados para checar o padrão de produção e detectar qualquer tipo de substância, material, contraste, cor, distância, marca, transparência, entre outros. Possuem sistema de detecção de fibra por barreira ou fotosensora e lentes opcionais para diversas aplicações. Além dos modelos de fibras, há ainda os microprocessados.
Sensores Transdutores Lineares
Sensor Transdutor Linear
É ideal para ser usado em ambientes que oferecem riscos ao operador, como locais com agentes contaminantes, por exemplo, devido ao fato de que possuem alta resistência mecânica a vibrações e a choques. Também detectam a posição sem contato, evitando o desgaste das peças e aumentando a vida útil do dispositivo.
Sensores de Imagem
Os sensores de imagem são compactos e contém lente, sensor de imagens, LEDs, display LCD e processador em um único invólucro.
Os sensores para automação industrial tornam os processos fabris mais eficientes e seguros, promovendo o aumento da produtividade. Uma fábrica que consegue produzir mais, consequentemente pode ofertar um maior volume de produtos e sair na frente da concorrência.
Se você estiver buscando sensores industriais para utilizar na sua fábrica e ainda estiver com dúvidas, é só falar com a gente. Nossos consultores estão prontos para te ajudar a escolher a opção ideal. Continue acompanhando os conteúdos sobre automação industrial publicados aqui no blog para não perder nenhuma novidade. Até o próximo post!
Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin