Quais são os tipos de sensores industriais?

(0 comentário)

Os sensores para automação industrial são dispositivos responsáveis por detectar as movimentações em máquinas utilizadas no ambiente fabril. Capazes de captar tudo o que acontece na linha de produção sem a necessidade do contato físico de um operador, servem principalmente para a verificação e contagem de material, assim como para controlar a direção, velocidade, nível, temperatura, posição, ph, dentre outros aspectos, garantindo maior segurança aos funcionários e aumentando a eficiência do processo produtivo. Se os sensores forem elétricos, também é possível analisar a tensão ou corrente.

Tipos de Sensores

Utilizados nos mais diversos ambientes e condições, os sensores para automação industrial existem em diversos tipos, podendo ser de pressão, de temperatura, de nível, de vazão, indutivo, capacitivo, fotoelétrico, magnético e ultrassônico. Saiba mais sobre cada tipo a seguir: 

Sensores de Pressão

Sensor de Pressão

Os sensores de pressão medem a pressão de um fluído e são utilizados em ambientes de fabricação de produtos robustos. Possui modelos com alta resolução, amplificador separado e display. Assim como modelos tubulares com invólucros compactos e diversos tipos de saída e faixas de pressão. Há ainda modelos para gases, ar comprimido e líquidos, incluindo os corrosivos. Além dos modelos para pressão diferencial, com bargraph, display duplo e anti-corrosivo.

Sensores de Temperatura

Sensor de temperatura e umidade THT860 da HI Tecnologia

Os sensores de temperatura servem para identificar o nível de aquecimento de um equipamento e realizar a medição do calor que envolve o processo industrial.

Conheça o sensor de temperatura e umidade (THT860) da HI Tecnologia

Sensores de Nível

Sensor de Nível

A função do sensor de nível é controlar líquidos ou sólidos granulados mantidos em reservatórios, silos e tanques, que podem ser abertos ou pressurizados.

Sensores de Vazão

Sensor de Vazão

Os sensores de vazão são responsáveis por determinar a quantidade de gases, líquidos e sólidos que passam por um local em um determinado intervalo de tempo.

Sensores Indutivos

Sensor Indutivo

Os sensores indutivos são úteis na detecção de componentes metálicos, desde o ferro, o alumínio, o aço e o aço inox até o latão. Os modelos mais modernos contam com iluminação traseira, garantindo mais visibilidade na comutação e facilitando a identificação de problemas. 

Sensores Capacitivos

Os sensores capacitivos podem ser utilizados para a detecção do nível de líquidos e sólidos, mas principalmente para a detecção de materiais não metálicos como resinas, plásticos e madeiras, já que são excelentes para detectar qualquer tipo de massa.

Sensores Fotoelétricos

Sensor Fotoelétrico

Os sensores fotoelétricos servem para detectar sem contato físico partes e peças de máquinas automáticas, além dos produtos confeccionados na linha de produção. Podem ser usados em diversas máquinas industriais, como as de controle de produção e oferecem informações relevantes como contraste, luminescência, retro reflexivo, cor, distância e a área que está sendo monitorada.

Sensores Ultrassônicos

Os sensores ultrassônicos são microprocessados e podem contar com saída digital simples ou dupla, além de saída analógica em tensão ou corrente. Oferecem  transmissor de sinal ultrassônico para a detecção de objetos e formas. Alguns modelos específicos conseguem realizar a detecção de folha dupla.

Sensores Magnéticos

Sensor de efeito hall para detecção de campo magnético HPS850 da HI Tecnologia

Os sensores magnéticos conseguem detectar o campo magnético gerado por um ímã que pode ser um acionador magnético. Servem para o monitoramento de cilindros pneumáticos ou de válvulas lineares. 

Confira o sensor de efeito hall (HPS850) da HI Tecnologia

Sensores Laser

Os sensores laser são modelos não tubulares que possuem alta resolução e servem para diversas aplicações. Comparados aos sensores fotoelétricos, são muito mais sensíveis e precisos. 

Sensores de Fibras Ópticas

Sensor de Fibra Óptica

Os sensores de fibras ópticas podem ser utilizados para checar o padrão de produção e detectar qualquer tipo de substância, material, contraste, cor, distância, marca, transparência, entre outros. Possuem sistema de detecção de fibra por barreira ou fotosensora e lentes opcionais para diversas aplicações. Além dos modelos de fibras, há ainda os microprocessados. 

Sensores Transdutores Lineares


Sensor Transdutor Linear

É ideal para ser usado em ambientes que oferecem riscos ao operador, como locais com agentes contaminantes, por exemplo, devido ao fato de que possuem alta resistência mecânica a vibrações e a choques. Também detectam a posição sem contato, evitando o desgaste das peças e aumentando a vida útil do dispositivo.

Sensores de Imagem

Os sensores de imagem são compactos e contém lente, sensor de imagens, LEDs, display LCD e processador em um único invólucro.

Os sensores para automação industrial tornam os processos fabris mais eficientes e seguros, promovendo o aumento da produtividade. Uma fábrica que consegue produzir mais, consequentemente pode ofertar um maior volume de produtos e sair na frente da concorrência. 

Se você estiver buscando sensores industriais para utilizar na sua fábrica e ainda estiver com dúvidas, é só falar com a gente. Nossos consultores estão prontos para te ajudar a escolher a opção ideal. Continue acompanhando os conteúdos sobre automação industrial publicados aqui no blog para não perder nenhuma novidade. Até o próximo post!

Fale com a gente

Compartilhe no Linkedin

Categorias

Tags

Arquivo

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011