ng="pt-br" xmlns="http://www.w3.org/1999/html">
No cenário de automação de máquinas e processos é frequente a necessidade de apresentarmos ao usuário informações e status, além de permitir a configuração de parâmetros de setup e de operação. A qualidade dessa interação pode influenciar na usabilidade e aceitação de um sistema automatizado.
Hoje, o mercado oferece diversas opções de interface homem-máquina que podem ser utilizadas para esta interação, podendo ser através de simples textos alfanuméricos até interfaces sofisticadas, do tipo touch screen gráficas, com recursos de cores, imagens animadas, gráficos e sons. IHM´s com tela de até 20", coloridas, com painel touch ou com teclado funcional estão disponíveis para utilização, sendo fornecidas por diversos fabricantes no mercado. Entretanto, em muitos casos o custo desse tipo de equipamento pode inviabilizar a sua utilização, principalmente quando o processo a ser automatizado é simples. Portanto, o valor total do investimento na automação é um fator limitante na viabilidade da solução.
Para um cenário de automação de pequenos processos ou máquinas simples, apesar da necessidade de supervisão e configuração de parâmetros, o custo de uma IHM mais sofisticada inviabiliza a sua utilização. Geralmente, a solução de automação para pequenos processos do chão de fábrica são mais simples e os requisitos necessários para a Interface Homem Máquina são mais leves, permitindo a utilização de telas menores e, consequentemente, com displays mais baratos. Confira alguns dos requisitos que devemos analisar para avaliar a utilização de uma IHM de baixo custo em uma aplicação de automação.
É possível separar as informações a serem apresentadas em múltiplas telas, mas isso dificulta a interação do usuário no momento de obter as informações desejadas. Se a sua aplicação exige a supervisão simultânea de diversas variáveis simultaneamente, talvez uma solução de IHM gráfica com maior tela, seja a opção ideal para o seu projeto.
As opções de IHMs que atendem aos requisitos de aplicação de baixo custo, tendem a utilizar display do tipo alfanumérico, por ser mais acessível em relação as interfaces touch screen. Note que, apesar de apresentarem interface alfanumérica, disponibilizam os tradicionais recursos de programação e supervisão de dados do processo, além das funcionalidades para apresentação de alarmes, sinalização de eventos associados ao processo e, nos modelos que possuem I/O integrado, existem recursos para programação das respectivas lógicas para o controle e intertravamento do processo.
Visando atender o mercado de automação industrial que demanda IHM de baixo custo, a HI Tecnologia desenvolveu a interface homem máquina MMI700. Trata-se de uma IHM para ambientes industriais, com display alfanumérico de 2 linhas por 16 caracteres, teclas com funções programáveis e leds para sinalização de eventos. Possui frontal de tamanho padronizado (92 x 92 cm) e permite a integração com qualquer equipamentos de supervisão ou controle que possua recursos de comunicação, utilizando o protocolo MODBUS-RTU, como PLCs de mercado e dispositivos de interface com o processo (inversores de frequência, medidores, transmissores, etc).
A utilização de uma IHM com I/O incorporado a MMI700, disponibiliza em sua traseira um trilho DIN TS35 integrado. Permite acoplar um equipamento para trilho, como um CLP de baixo custo, disponível no mercado, facilitando a sua integração mecânica e de comunicação entre a IHM e o PLC.
Ficou interessado na IHM MMI700? Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento.
Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin