Downloads

(0 comentário)

No cenário de automação de máquinas e processos é frequente a necessidade de apresentarmos ao usuário informações e status, além de permitir a configuração de parâmetros de setup e de operação. A qualidade dessa interação pode influenciar na usabilidade e aceitação de um sistema automatizado.

Hoje, o mercado oferece diversas opções de interface homem-máquina que podem ser utilizadas para esta interação, podendo ser através de simples textos alfanuméricos até interfaces sofisticadas, do tipo touch screen gráficas, com recursos de cores, imagens animadas, gráficos e sons. IHM´s com tela de até 20", coloridas, com painel touch ou com teclado funcional estão disponíveis para utilização, sendo fornecidas por diversos fabricantes no mercado. Entretanto, em muitos casos o custo desse tipo de equipamento pode inviabilizar a sua utilização, principalmente quando o processo a ser automatizado é simples. Portanto, o valor total do investimento na automação é um fator limitante na viabilidade da solução.

Para um cenário de automação de pequenos processos ou máquinas simples, apesar da necessidade de supervisão e configuração de parâmetros, o custo de uma IHM mais sofisticada inviabiliza a sua utilização. Geralmente, a solução de automação para pequenos processos do chão de fábrica são mais simples  e os requisitos necessários para a Interface Homem Máquina são mais leves, permitindo a utilização de telas menores e, consequentemente, com displays mais baratos. Confira alguns dos requisitos que devemos analisar para avaliar a utilização de uma IHM de baixo custo em uma aplicação de automação.

  • Tamanho das informações a serem apresentadas na tela: Não raro, as opções de IHMs que atendam ao cenário de aplicação de baixo custo, costumam utilizar display do tipo alfanumérico por ser mais acessível em relação as interfaces gráficas. Essas IHM´s apresentam interface alfanumérica e, mesmo que disponibilizem caracteres do tipo "big number", há uma distância mínima para que seja possível visualizar as informações apresentadas na tela da IHM. Dessa forma, um item relevante na avaliação da viabilidade de utilização de uma IHM mais barata, é a distância em que o usuário estará quando for obter alguma informação da IHM;

  • Quantidade de informações simultâneas por tela: Os displays alfanuméricos possuem uma capacidade limitada de caracteres por linha, variando entre 8 a 32 caracteres por linha e 1, 2 ou 4 linhas. Sendo assim, temos uma limitação da quantidade de informações apresentadas por tela. Considerando um display 2x16, dispomos de apenas 32 caracteres para apresentar textos explicativos e seus respectivos valores. Veja uma tela com apresentação de 4 informações simultâneas:

É possível separar as informações a serem apresentadas em múltiplas telas, mas isso dificulta a interação do usuário no momento de obter as informações desejadas. Se a sua aplicação exige a supervisão simultânea de diversas variáveis simultaneamente, talvez uma solução de IHM gráfica com maior tela, seja a opção ideal para o seu projeto.

  • Número de parâmetros a serem configurados: Se a quantidade de parâmetros a serem configurados é muito extensa, algo em torno de 20 parâmetros ou mais, torna-se difícil a realização da programação em poucas telas. Esse requisito não inviabiliza a utilização de displays alfanuméricos, mas aumenta a quantidade de telas necessárias e consequentemente prejudica a usabilidade, já que dificulta a navegação entre as diversas telas.
  • Armazenamento de receitas e histórico de alarmes: Quando é necessário manter registros de alarme e históricos de dados, normalmente esses recursos não estão disponíveis nas IHM´s de baixo custo. Uma opção, é transferir essa funcionalidade para o controlador programável.
  • Gráficos: Requisitos de apresentação de gráficos, como telas sinópticas e gráficos de tendências são disponibilizadas por IHM´s gráficas do tipo touch screen, e que nesses casos podem inviabilizar economicamente a automação de pequenos processos do chão de fábrica.

As opções de IHMs que atendem aos requisitos de aplicação de baixo custo, tendem a utilizar display do tipo alfanumérico, por ser mais acessível em relação as interfaces touch screen. Note que, apesar de apresentarem interface alfanumérica, disponibilizam os tradicionais recursos de programação e supervisão de dados do processo, além das funcionalidades para apresentação de alarmes, sinalização de eventos associados ao processo e, nos modelos que possuem I/O integrado, existem recursos para programação das respectivas lógicas para o controle e intertravamento do processo.

Visando atender o mercado de automação industrial que demanda IHM de baixo custo, a HI Tecnologia desenvolveu a interface homem máquina MMI700. Trata-se de uma IHM para ambientes industriais, com display alfanumérico de 2 linhas por 16 caracteres, teclas com funções programáveis e leds para sinalização de eventos. Possui frontal de tamanho padronizado (92 x 92 cm) e permite a integração com qualquer equipamentos de supervisão ou controle que possua recursos de comunicação, utilizando o protocolo MODBUS-RTU, como PLCs de mercado e dispositivos de interface com o processo (inversores de frequência, medidores, transmissores, etc).

A utilização de uma IHM com I/O incorporado a MMI700, disponibiliza em sua traseira um trilho DIN TS35 integrado. Permite acoplar um equipamento para trilho, como um CLP de baixo custo, disponível no mercado, facilitando a sua integração mecânica e de comunicação entre a IHM e o PLC.

Ficou interessado na IHM MMI700? Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento.

Solicitar Orçamento

Compartilhe no Linkedin

Categorias

Tags

Arquivo

2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011