Downloads

(0 comentário)

Seja para utilizar em telas ou em relatórios, gráficos são recursos essenciais em aplicações de sistemas supervisórios. Sua utilização, entre muitas outras atividades, viabiliza a análise e solução de problemas, facilita o entendimento do histórico de operação e ajuda na troca de informações entre a produção e outros departamentos.

Sabendo de sua importância, separamos 5 tipos de gráficos essenciais em sistemas supervisórios, incluindo alguns exemplos de aplicações: 

  1. Gráfico de linha: é representados por séries de pontos conectadas por uma linha. Normalmente, são utilizados para representar o comportamento do dado ao longo do tempo. Em sistemas supervisórios, é o tipo de gráfico com utilização mais frequente. O gráfico de linha permite que você visualize a variação da temperatura durante a última semana ou veja o histórico do nível durante o último mês, por exemplo. Na imagem a seguir, temos um exemplo de gráfico de linha:

2. Gráfico de Barra: é um gráfico em que os valores são representados como barras verticais. As aplicações utilizam esse tipo de gráfico para facilitar o acompanhamento e comparação de resultados ao longo de intervalos de tempo. O gráfico de barra permite saber qual é a quantidade de peças produzidas para cada um dos meses ou qual é o consumo de água por mês para o último ano ou, até mesmo, comparar a produção de duas máquinas distintas ao longo dos meses. A imagem a seguir apresenta um gráfico de barra, que facilita a comparação entre as quantidades produzidas para dois tipos de peças (Peça1 e Peça2), ao longo dos meses.

3. Gráfico de Pizza: é um gráfico circular em que os tamanhos dos setores (fatias) possuem o tamanho proporcional ao valor que representam em relação a um total. Seu formato facilita a comparação entre os resultados ou valores com o total. São úteis na apresentação de índices de produção, como os índices de máquina parada/operando. A imagem a seguir representa um gráfico de pizza com os percentuais de tempo para cada motivo de parada e tempo de operação normal em uma linha.

4. Gráfico Gantt: é um gráfico em que os valores são apresentados em barras horizontais, representando início e fim de uma atividade.  Costuma ser utilizado para ajudar a planejar, controlar e analisar atividades e processos nos mais diversos segmentos. Na imagem a seguir, vemos um exemplo desse tipo de gráfico:

Leia também: HIscada Pro – 7 motivos para utilizar um sistema supervisório

5. Gráfico XY: é uma variação do gráfico de linha e também são representados por séries de pontos conectadas por uma linha. O eixo X, assim como o eixo Y, geralmente possui um valor numérico. A importância desse tipo de gráfico está em permitir ou facilitar a análise da correlação entre duas grandezas. É muito utilizado em relatórios de cartas dinamométricas, comuns em aplicações de controle de elevação de óleo (veja exemplo). Na imagem a seguir, podemos verificar um gráfico de XY de uma carta dinamométrica em uma unidade de petróleo.

Leia também: HIscada Pro: Como realizar a integração entre o chão de fábrica e seu sistema ERP utilizando sistemas supervisórios?

O sistema supervisório HIscada Pro permite a utilização desses 5 tipos de gráficos, além de vários outros. Se você deseja saber mais sobre as soluções que o HIscada Pro pode oferecer, entre em contato com a gente e tire suas dúvidas.

Fale com a nossa equipe

Compartilhe no Linkedin

Categorias

Tags

Arquivo

2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011