Downloads

(0 comentário)

Os Controladores Lógicos Programáveis, mais conhecidos como CLP’s, são dispositivos digitais que utilizam memória programável para armazenar instruções e assim automatizar tarefas e processos. Se você trabalha no ramo da automação industrial, provavelmente já ouviu falar do CLP, que é um equipamento de fácil implementação, alta confiabilidade e de manutenção simples. 

O CLP é considerado uma espécie de computador que serve para comandar e  monitorar máquinas ou processos industriais e foi criado no fim da década de 1960 para atender a uma demanda da indústria automobilística. Na época, eram utilizados grandes painéis elétricos que não permitiam a programação de controles baseados em lógicas combinacional e sequencial. 

O CLP surgiu para resolver esse problema e possibilitar que carros de mesmo modelo, mas que possuíam poucas diferenças, pudessem ser produzidos de forma mais prática e barata, sem precisar modificar todo o sistema fabril. 

Com o avanço da tecnologia, o CLP não demorou muito para se tornar um equipamento essencial para as linhas de produção.

Conheça nossos CLP'S

Quais as principais vantagens de se adquirir um CLP?

Com o uso do CLP na sua fábrica, é possível obter diversas vantagens capazes de melhorar o processo de produção. Veja os principais benefícios de se adquirir um CLP, a seguir:

Redução de custos

Os CLP’s são uma boa alternativa aos painéis de relés, que costumam exigir muito tempo para atualizações e manutenção frequente. Os CLP’s não só oferecem redução de custos em manutenção por serem muito resistentes, como ainda são capazes de tornar a manutenção mais simples, indicando a existência de erros. 

Além disso, os dispositivos viabilizam a execução de vários tipos de máquinas e possibilitam a aplicação de ações diferentes e específicas em massa, o que colabora com a diminuição dos custos de produção.

Fácil configuração e programação

Por ser modular, é possível trocar ou adicionar módulos de entrada e saída de acordo com a necessidade específica do seu projeto.

Além disso, as linguagens de programação dos controladores, como ladder, texto estruturado e bloco de funções, são fáceis de aprender e permitem a realização de operações mais complexas do que as feitas por meio de relés. 

Maior segurança

O uso do CLP permite que tarefas consideradas arriscadas quando feitas por um humano, sejam realizadas de maneira segura. Como pode ser manipulado de forma remota, o equipamento impede a exposição dos colaboradores a riscos, sendo capaz de monitorar diversas tarefas quando vários controladores estão conectados, o que torna a realização de algumas atividades industriais muito mais seguras.

Maior precisão e controle dos processos

O CLP oferece a possibilidade de interação com o hardware através do software, o que colabora na localização de erros. O sistema conta com sensores e processadores que reúnem todas as informações do processo de produção e as enviam ao CLP, garantindo maior precisão no monitoramento das máquinas e reduzindo a probabilidade de falhas. 

O CLP é a solução ideal para aumentar a produtividade e facilitar os processos da sua empresa, por isso não deixe de investir no equipamento que pode transformar o rendimento da sua fábrica e aumentar os seus lucros.

Gostou do conteúdo? Assine o blog e receba mensalmente mais artigos como esse direto no seu e-mail.

Assine o blog

Compartilhe no Linkedin

Categorias

Tags

Arquivo

2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011