Pergunta
Resposta
Atenção: Essa FAQ se aplica a projetos com controladores G5 configurados via HIstudio.
Essa FAQ descreve como configurar a comunicação serial em projetos que utilizam RS485 e MODBUS RTU para acessar múltiplos equipamentos como I/O remoto. Exemplo: NEON (mestre) acessando múltiplos RIONs (escravos) via RS485
Configuração dos módulos de I/O no PLC mestre
1) No PLC mestre navegue para 'Projeto->Configuracao->Recurso_1->Hardware->DEV_1' e adicione os módulos dos PLCs escravos como I/O remoto.
Na figura abaixo, encontra-se um exemplo de configuração para acessar uma HIO115 (slot 1) de um PLC escravo (endereço de comunicação 4) através da COM1.
Configuração da comunicação nos PLCs escravos
2) Configurar nos PLCs escravos um tempo mínimo de atraso (zero) para iníco de transmissão e verificar o valor de timeout entre caracteres.
O valor de timeout deve ser configurado de acordo com o baud rate utilizado, garantindo que nenhum pacote seja perdido. Como exemplo, considere um timeout de 20[ms].
Configuração da comunicação no PLC mestre
3) Configurar no PLC mestre um tempo de atraso para início de transmissão pelo menos duas vezes maior que o tempo de timeout entre caracteres dos PLCs escravos.
Atenção: Caso o valor esteja abaixo do recomendado, alguns pacotes de dados enviados pelo PLC mestre acabam se misturando com a resposta dos PLCs escravos, gerando erros intermitentes na comunicação serial.
Execução
4) Compile e carregue o projeto no PLC. Se a configuração estiver correta, os LEDs de comunicação nos PLCs estarão piscando de forma contínua indicando a troca de dados entre o mestre e os escravos. No HIstudio, os módulos de I/O remoto também não devem apresentar nenhuma falha.