Downloads

Pergunta

O que é o Sistema de Arquivos?

Resposta

Atualizado em Fev. 6, 2019, 5:45 p.m.

O Sistema de Arquivos corresponde a uma área de dados, mapeada em memória flash, onde é permitido o armazenamento de arquivos no próprio controlador. Em geral, comporta-se de forma semelhante a um "PEN-DRIVE", sendo uma característica dos controladores com firmware G3, G3S e G3D da HI tecnologia, e que disponibiliza as seguintes funcionalidades:

  • operação como um pen-drive: Através do software SPDSW é possível transferir arquivos do computador (Desktop) para o controlador, e vice-versa. Esta facilidade pode ser utilizada para armazenar no próprio controlador: manuais, documentação, logs de dados, etc.
  • upload da aplicação ladder: Através do software SPDSW é possível armazenar no controlador o projeto da aplicação Ladder, e posteriormente permitir a recuperação no controlador da respectiva aplicação ladder.
  • arquivos de log do processo: Através da aplicação ladder é possível criar e salvar arquivos de dados históricos (dados do processo, alarmes, eventos, etc.) associados ao processo. Adicionalmente, é possível transferir estes arquivos para um computador utilizando o aplicativo SPDSW, ou extraí-los utilizando o módulo SCD-912 ou o aplicativo D2W, ambos da HI tecnologia.

Para facilitar o entendimento sobre o sistema de arquivo dos controladores da HI Tecnologia, sugerimos a leitura da seguinte Nota de Aplicação:

Em conjunto com esta Nota de Aplicação, temos os seguintes Programas de Exemplo:

Programas de exemplo válidos apenas para firmware G3S e G3D:

Veja também:

ID Pergunta