Downloads

Pergunta

Quais regras devo seguir para especificar um nome de arquivo no sistema de arquivos ?

Resposta

Atualizado em Fev. 6, 2019, 5:44 p.m.

Para especificar um nome de arquivo válido no sistema de arquivos dos controladores da HI tecnologia, deve-se seguir as seguintes diretrizes:

  • O nome do arquivo deve ser especificado através de uma variável do tipo texto (X) dos controladores da HI tecnologia. Desta forma, o nome do arquivo poderá possuir no máximo 48 caracteres.
  • Apesar do sistema de aquivos do controlador aceitar qualquer caracter para definição de um nome de arquivo, é recomentavel que sejam utilizados para nomear os arquivos apenas os carateres alfabéticos (a - z, A - Z), númericos (0-9) e os caracteres especiais . (ponto decimal) _ (undeline). Esta recomendação é sugerida porque, quando o arquivo for eventualmente transferido para o computador, o nome deve obedecer as regras de nomeação do sistema operacional do mesmo.
  • O sistema de arquivos do controlador distingue as letras maiúsculas e minúsculas. Assim, o arquivo "a.txt" é diferente de "A.txt"
  • A extensão do arquivo é opcional. Porém, se por exemplo, montarmos um arquivo texto, compatível com o formato CSV, podemos incluir, no nome do arquivo, a respectiva extensão ".csv" de modo a deixá-lo com uma extensão compatível com o Excel.

Veja também:

ID Pergunta