Downloads

Pergunta

Por que no editor Ladder do SPDSW, alguns blocos ficam desabilitados?

Resposta

Atualizado em Fev. 23, 2017, 10:29 a.m.

Porque alguns blocos não estão disponíveis em todos os controladores ou, o modo de acesso à determinadas funcionalidades pode ser diferente para cada tipo de controlador. A seguir listamos alguns destas funções ou blocos que diferem de acordo com cada tipo de controlador.

1. Função de acesso ao Relógio de Tempo Real (Bloco RTC)

Nos controladores da família ZAP500 temos um bloco RTC para acesso ao relógio calendário do controlador, ao passo que, na família de controladores ZAP900 o acesso ao RTC está disponível através de um bloco SCB. Assim, ao utilizar um controlador da família ZAP900 ou P7C em sua aplicação, o respectivo bloco RTC fica desabilitado, pois sua funcionalidade está acessível através do bloco SCB.

Para mais esclarecimentos, sugerimos consultar a seguinte Nota de Aplicação com o seu respectivo Programa de Exemplo:

2. Função de acesso às Mensagens da IHM (Bloco MSG)

Como outro exemplo, podemos citar as funções de acesso às Mensagens da IHM: nos controladores da família ZAP500, são disponibilizadas mensagens do tipo Txxx, que são apresentadas na IHM do respectivo controlador. Estas mensagens estão mapeadas em estruturas internas do controlador e não estão disponíveis para serem acessadas como as variáveis do tipo R, M e D. O que podem ser obtidas são as condições em suas lógicas Ladder, as quais ativam estas respectivas mensagens, permitindo que o supervisório leia o estado destas condições, por exemplo, mapeadas em variáveis R, identificando, assim, quais mensagens estão ativas na IHM do controlador ZAP500.

Nos controladores da família ZAP900/eZAP900, a programação da IHM é realizada através de um aplicativo denominado OPPE, instalado automaticamente quando é instalado o SPDSW. Neste aplicativo OPPE é possível definir os tags e as telas a serem manipuladas e apresentadas na IHM do ZAP900.

Neste caso, não é possível obter a mensagem corrente apresentada na IHM, porém, é possível identificar qual tela está na IHM do ZAP900/eZAP900.

Como o ambiente de programação da IHM do ZAP900/eZAP900 é o aplicativo OPPE, a função para seleção de mensagens do tipo “T”, disponível para o ZAP500, também fica desabilitada quando existe configurado um controlador ZAP900/eZAP900 em sua aplicação, de forma semelhante ao bloco RTC. Se configurado o controlador para um ZAP500, ambos os blocos RTC e MSG são habilitados para respectiva utilização em seu programa Ladder.

Com relação ao acesso à IHM do controlador ZAP900/eZAP900, temos um conjunto de Notas de Aplicação que podem auxiliá-lo na utilização do OPPE, se necessário:

Em conjunto com estas Notas de Aplicação, temos os respectivos Programas de Exemplos:

Todas as Notas de Aplicação, Programas de Exemplo, bem como os aplicativos SPDSW e OPPE estão disponíveis em nosso site HI tecnologia para download gratuito.

3. Função de Comunicação Remota (Bloco RCB)

Nos controladores da família ZAP500 temos um bloco RCB para realizamos comunicação remota com dispositivos remotos, ao passo que, na família de controladores ZAP900 esta funcionalidade esta disponível através de um bloco SCB. Assim, ao utilizar um controlador da família ZAP900 ou P7C em sua aplicação, este respectivo bloco RCB fica desabilitado, pois sua funcionalidade está acessível através do bloco SCB.

Para mais esclarecimentos, sugerimos consultar as seguintes Notas de Aplicação com o seu respectivo Programa de Exemplo:

Funcionalidade de comunicação remota com o bloco RCB:

Funcionalidade de comunicação remota com o bloco SCB: